sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Projeto de Aprendizagem - 2º ano

" Deus Realmente Existe? "

Quem nunca se perguntou se Deus existe realmente, nas horas difíceis e sufocados por problemas, sentimos a necessidade de buscar um ser superior. Mas para isso devem ser levados em consideração dois aspectos distintos: o científico e o religioso.
Este lado científico da definição da existência de Deus é complexo e ao mesmo tempo admirável, e atualmente tem gerado grandes discussões, pondo em dúvida a visão religiosa, da maioria da humanidade. A ciência defende a idéia de que não há nenhuma comprovação da existência de um “Ser Supremo” como nos é ensinado desde a infância. Mas como a maioria da população mundial, os mesmos cientistas que reconhecem essa teoria da inexistência de “Deus”, crêem, rezam, e agradecem todos os dias por ter alguém lá em cima para protegê-los.
Ao contrário do aspecto científico, o modo de pensamento religioso e espiritual, nem ousa levantar a hipótese da inexistência de “Deus”, levando-o a um plano superior, onde nenhum outro ser conseguiria se igualar. A diversidade étnica, a cultura e costumes de cada religião são diferentes, a única coisa em comum, é a crença em um ou vários deuses, porém as adorações e rituais são completamente distintos.
Com isso chegamos à conclusão de que o ser humano de alguma maneira se refugia em algo ou alguém, sendo “Deus” ou não, e que a existência ou não dele só depende da sua crença, da sua e sua devoção.




Turma: 21


  • Bruna Hartfiel Simão

  • Gabriela Santos

  • Existência de Deus

Projeto de Aprendizagem - 2º ano

domingo, 23 de setembro de 2007

Projeto de Aprendizagem - Comentários

Deslumbrante ou deslumbrada...
Estou muito feliz com o desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem, que estou desenvolvendo com algumas turmas da Escola 9 de maio. Já fiz algumas parcerias com alunos que dominam esta linguagem, uns ensinam os outros, pois estamos nos encontrando em turno inverso. A sala de informática está aberta no período da tarde. Quando a professora não pode comparecer, sempre tem um colega para ajudar, também contamos com a professora Eliete Maia. Organizamos uma agenda, para que todos possam frequentar a sala de informática para dar continuidade ao nosso projeto. Estou aplicando este projeto em duas turmas, todos querem espaço, por isso a agenda.
Este aqui é o resultado da empolgação: http://literaturaearteno9.blogspot.com/

domingo, 16 de setembro de 2007

Projeto de Aprendizagem II

Alunos do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio na disciplina de Lingua Portuguesa.
Partindo de dúvidas temporárias e certezas provisórias nas diversas áreas do conhecimento, enquanto indivíduos com suas histórias de vida, únicas e reais que necessitam ser, muitas vezes repensadas, reconstruídas e orientadas, se vêem desafiados a repensar o conhecimento adquirido até o presente momento.
Deverão buscar bibliografias(livros, revistas, jornais) sobre seus temas escolhidos livremente. A aprendizagem será construída através de produção de texto em sala de aula com a devida orientação do professor.
Após o desenvolvimento da primeira etapa, dando continuidade ao projeto, passaremos para a sala de informática onde os alunos- em duplas- criarão links para seus textos. Publicando também no Blog da escola.

Projeto de Aprendizagem

Alunos do 3ºano da Escola Estadual de Ensino Médio 9 de maio
Projeto de aprendizagem
Levantamento de dúvidas temporárias e certezas provisórias sobre Literatura Brasileira.
Na formulação das dúvidas e certezas, os alunos em duplas pensam, confrontam, expressam o conhecimento, através das interações e trocas que o projeto viabiliza.
Buscando solucionar o problema, partimos para inúmeras possibilidades de aquisição de informação, ampliando seus conhecimentos na construção da aprendizagem.
Os registros dos textos de interação e pesquisa realizados em duplas, deverão acontecer na sala de informática, abrangendo novas dúvidas e certezas através de links, pois um projeto de aprendizagem não tem fim.
Após todos os envolvidos, mostrarem o que podem fazer- criando e inovando - registrarão seus textos em um blog da escola.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Hipertexto

Conhecimento em permanente metamorfose

“Ao provar o fruto da Cibercultura, o homem foi expulso do paraíso simbolizado por uma escola analógica, inspirada na propriedade do conhecimento por alguns e pela representatividade da escrita, percebendo-se nu, atemorizado pelas possibilidades colossais do hipertexto e pela subversão de uma nova cultura inspirada na ecologia cognitiva, onde o antigo, bom e velho conhecimento estável transforma-se e navega ao sabor de permanente metamorfose.”

Celso Antunes

Ao pensar sobre o pensar, comparando o texto com hipertexto, o professor reflete as mudanças existentes e tenta através das mesmas caminhar para um conhecimento em permanente metamorfose.

O advento do hipertexto, a possibilidade de leituras e escritas não lineares que se modificam a cada instante e incorporam múltiplas vozes e linguagens, sobrepõe a uma idéia de inteligência centralizada por uma outra emoldurada por uma inteligência coletiva, em continuo movimento.

O hipertexto seria um laboratório onde as hipóteses levantadas e sustentadas teoricamente poderiam ser testadas. Podemos ir um pouco mais além e considerar que a hipertextualidade não seria um mero produto da tecnologia, mas um modelo que vem pautando tanto os avanços neste campo, como nos saberes denominados "ciências humanas". O hipertexto seria, em outros termos, um modo de conceber como o conhecimento é produzido e organizado. Uma formulação que, na atualidade, encontramos presentificada ora sob a forma de quadros teóricos, ora sob a forma de experimentos textuais possíveis de serem realizados nos computadores.

O hipertexto faz seu aparecimento no mundo eletrônico como uma encarnação daquilo que se produz teoricamente.

A textualidade ideal seria composta por "...bloco de palavras ( ou imagens) ligadas eletronicamente por múltiplos caminhos, correntes e sequências numa infinitamente aberta, perpetuamente inacabada textualidade descrita pelos termos link, nó, rede, teia , caminho." (Landow, 1992, p.3).

O hipertexto, tendo em sua prática inclusa a hipermídia, faz com que no processo comunicativo esteja presente uma porcentagem bem maior de elementos não verbais do que no texto impresso. Basta pensar, na importância que as imagens adquirem no hipertexto eletrônico. Imagens que aparecem de diversas formas, ora como ilustrações que são acrescidas às informações da escritura alfabética do hipertexto, ora como mapas criados pelos autores de hipertextos que auxiliam os navegantes a se localizarem nos mares abertos e infinitos da informação.

A entrada das novas tecnologias nas escolas podem contribuir para uma Educação hipertextual, disposta não mais de maneira troncular, onde o professor se coloca como emanador do conhecimento, mas de maneira rizomática, formando, professores e alunos, um único corpo construtor de um hipertexto educacional.

Animação do conto "Entre Santos" de Machado de Assis